Cidades

São Sebastião, protetor contra as pandemias é celebrado em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem São Sebastião, protetor contra as pandemias é celebrado em Niterói
|  Foto: Pedro Conforte
Celebração foi realizada respeitando as regras de distanciamento social. Foto: Pedro Conforte

Histórias de fé e graça atribuídas a São Sebastião, celebrado nesta quarta-feira (20) foram lembradas na paróquia que leva o nome do santo, no Barreto, Zona Norte de Niterói. A última das sete missas que aconteceram ao longo do dia começou às 18h30, celebrada padre Marcos Vinicius Santana da Silva.

Respeitando as regras de distanciamento por conta da pandemia do novo coronavírus, os fiéis celebraram a data de um jeito diferente. A tradicional procissão pelas principais ruas do bairro não pode ser realizada, mas no lugar dela, houve uma carreata no último domingo (17), que fez o mesmo trajeto da procissão.

Segundo padre Marcos Vinicius, foi necessário aumentar o número de missas para que fiéis pudessem participar, evitando aglomeração no interior da igreja.

"No grande dia de São Sebastião começamos a primeira missa às 6h. Vamos ver se no ano que vem com essa esperança da vacina a gente consegue comemorar com os fiéis mais de perto"

A dona de casa, Efigênia Solange, de 71 anos, devota de São Sebastião, foi à paróquia para agradecer a graça recebida há 27 anos.

Efigênia Solange todos os anos vai à paróquia agradecer a graça atribuída ao pedroeiro. Foto: Pedro Conforte

"Meu neto nasceu perfeito, mas mas ficou dez dias internado e eu fiz a promessa, que se ele saísse até o dia 20 de janeiro, eu acompanharia a procissão. No dia 20, fiquei de joelho e pedi. Do nada fui na janela, parou minha filha, o marido e meu neto. Era quase meia noite e ele entrou na casa dele. De lá para cá venho todos os anos e hoje não poderia ser diferente. Apesar da pandemia, vim agradecer", disse emocionada.

Protetor

Santo é o protetor contra pestes e pandemias. Foto: Pedro Conforte

O arcebispo da arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, falou sobre o santo, conhecido pelo protetor contra pestes e pandemias. Segundo o líder religioso, São Sebastião é um santo muito querido, um exemplo de soldado cristão, convicto de sua fé e defensor dos perseguidos.

"Ele não se deixou intimidar pelas ameaças do imperador. Ele preferiu morrer como um soldado de Cristo a renegar sua fé. Em sua imagem ele está alvejado de flechas e por causa de suas chagas é invocado como protetor. Hoje, ele é invocado especialmente por causa dessa pandemia. Pedimos ao glorioso mártir São Sebastião, que interceda por todos nós e nos proteja para superarmos essa doença"

A arquidiocese de Niterói possui quatro paróquias de São Sebastião: duas em Niterói (Barreto e Itaipu), uma em São Gonçalo (Tribobó) e uma em Araruama.

< Maia diz que China acelerará envio da matéria-prima de vacina Flu passeia de novo e elimina Fla no Sub-17; jóia encaminha saída <